Editorial

As psicofonias de Chico Xavier

  • PDF

É emocionante quando temos oportunidade de revivescer fatos históricos. Temos hoje acesso às gravações originais das psicofonias de Chico Xavier, que foram realizadas em Pedro Leopoldo nos idos 1954 e 1955. Elas foram portadoras de maravilhosas mensagens, assinadas por Espíritos de escol e transcritas em dois livros por Arnaldo Rocha, o marido ainda encarnado de Irma Castro, hoje Espírito Meimei. As citadas obras são Instruções Psicofônicas e Vozes do Grande Além.

São obras que particularmente estudamos em grupo, nas reuniões mediúnicas das quais participamos em nossa casa espírita, descortinando aos poucos a beleza do conteúdo de suas páginas. E pensar que, graças ao senso de responsabilidade de alguém, a um pouco de sorte e à tecnologia, presentemente podemos ouvir algumas das gravações originais, na voz do saudoso Chico.

A história é a seguinte. O escritor e filósofo Carlos Torres Pastorino, em visita a Pedro Leopoldo na década de 50, ficou sabendo das reuniões com a psicofonia de Chico e doou ao grupo um gravador, na oportunidade um equipamento dispendioso que utilizava as raras e caríssimas fitas de rolo, que antecederam as fitas cassete. Isso possibilitou que Arnaldo Rocha pudesse gravar o áudio das mensagens para depois transcrevê-las no papel. Os anos se passaram e as fitas foram dadas por perdidas, mas um antigo colaborador as guardou bem empacotadas. Mesmo após ter desencarnado, em o que pareceu ser um lance de sorte fez com que outra pessoa as encontrasse. Para recuperar o seu conteúdo, foi preciso usar a tecnologia de aparelhamento especializado.

E assim é que hoje temos a possibilidade de ouvir, na voz do médium Francisco Cândico Xavier, a palavra de Emmanuel, André Luiz, Tereza de Ávila, Batuíra, Camilo Chaves, Dias da Cruz, Cairbar Schutel, Guillon Ribeiro e outros tantos Espíritos.

A Rádio Espiritismo BH, em parceria com a produtora Versátil, que recentemente lançou o DVD Instruções Psicofônicas e Vozes do Grande Além, passará a transmitir as 41 mensagens recuperadas em sua programação, a partir do dia 27 de agosto de 2012, duas vezes ao dia.

Junte-se a nós nesta alegria. Vamos comungar esse precioso material e alimentar os nossos espíritos com as ideias sublimes dos Amigos Espirituais, nas psicofonias de Chico Xavier.

Marcelo de Oliveira Orsini
22/08/2012

Mais Recentes