Henri Sausse (1851-1928)- O biógrafo de Allan Kardec

  • PDF

Praticamente todas as informações que possuímos da vida missionária de Allan Kardec devemos a Henri Sausse. Nascido em Lyon, na França, Henri descobriu-se médium aos 16 anos, quando ouvia ruídos inexplicáveis em casa. Em 1869, quando Allan Kardec desencarnou, ele se dedicou com afinco ao estudo das obras do codificador, filiando-se ao “Groupe Finet”, que realizava reuniões mediúnicas com a presença de mais de 35 pessoas.
Sob acusação de anarquia, em 1873 o prefeito de Lyon proibiu as reuniões e desativou o “Groupe Finet”, obrigando os médiuns a continuarem as sessões na residência de Sausse. As mensagens recebidas eram destruídas logo após os encontros, evitando-se deixar quaisquer vestígios.
Reunindo seus amigos da Sociedade Fraternal, Henri Sausse auxiliou na criação do “Groupe Amitié” (Grupo Amizade). Posteriormente criou a “Fédération Spirite Lyonnaise” (Federação Espírita Lionesa), por meio da qual foi formada uma sociedade de auxílio aos necessitados durante o rigoroso inverno francês. Em 1887 as atividades da Federação atraíram a atenção do filósofo Léon Denis, que nomeou Henri Sausse secretário da Comissão de Propaganda, durante o II Congresso Espírita e Espiritualista Internacional, presidido por Denis.
Essa relação de amizade permitiu a Henri obter informações suficientes para escrever uma biografia de Léon Denis. Outra de suas principais contribuições para o Espiritismo é a biografia de Allan Kardec, concluída em 1896.
Em 1910 Henri Sausse criou o “Groupe Espérance” (Grupo Esperança), nome sugerido pelos espíritos mentores do grupo, que, em 1914, deram uma “licença não solicitada” para que seus membros se afastassem por um período. Descobriu-se depois que a orientação dos espíritos era por causa da Primeira Guerra Mundial.
Pouco antes do final da guerra, Henri passou a editar o periódico mensal “Spiritisme Kárdeciste” (Espiritismo Kardecista). Em 1923, após 38 anos como secretário-geral da Federação, Henri transferiu o cargo e se dedicou à quarta edição da biografia de Kardec. Ele desencarnou na aldeia francesa Drôme, em 26 de fevereiro de 1928. Henri Sausse é o autor dos livros: “Esperança e coragem”, “Espiritismo em Lyon”, “Reencarnação Segundo o Espiritismo”, “Reuniões do Grupo Amizade”, “Biografia de Allan Kardec”, “Biografia de Léon Denis”, "Prova? Aqui estão eles!” e “Espiritismo Transcendental”